Criação de Mensagens Templates na GupShup

Mensagens Templates GupShup

Para utilizar essa opção, primeiramente temos que criar nossas mensagens de template na plataforma Gupshup. O endereço a seguir serve para acessar a plataforma: https://www.gupshup.io/.

Estando logado em sua conta na Gusphup, utilize o menu de navegação que fica na parte superior da página para acessar a opção Dashboard > WhatsApp.

Quando a tela abrir, serão listados os seus aplicativos criados da Gupshup. Primeiramente, precisamos clicar no nome do aplicativo.

Ao clicar no nome do aplicativo, você terá acesso a vários menus de configurações. Para fazer o cadastro de novas mensagens você deve clicar em “Criar modelo”

Clicando em Criar Modelo, uma nova página será exibida com os detalhes das mensagens templates para serem preenchidos

  • Nome do modelo: Nesse campo você deverá nomear a mensagem de acordo com o conteúdo do texto. Obs: O nome do elemento deve conter apenas letras minúsculas, números e underline.

  • Idioma: Selecionar o idioma de acordo com o texto da mensagem.

  • Etiquetas de template: Definir uma etiqueta para identificar o caso de uso da sua mensagem.

  • Cabeçalho (Opcional): Nessa opção você pode incluir um texto como título ou alguma mídia para acompanhar o texto principal da sua mensagem.

  • Corpo: Esse campo você deverá preencher com o texto da sua mensagem template. É importante que o texto esteja formatado da maneira que você deseja que seja enviado ao seu cliente e de acordo com as informações preenchidas anteriormente.

Caso queira adicionar uma variável na mensagem você pode clicar no botão “Adicionar variável” ou digitar “{{1}} onde deseja substituir o valor. Ao adicionar a variável você deverá fornecer uma amostra do valor que será substituído, como exemplo:

“Olá @NOMECLIENTE” poderá ser substituído por “Olá Júlia”

  • Rodapé (Opcional): Assim como no cabeçalho, você também pode inserir uma mensagem curta no final da sua template através do campo de rodapé. 

  • Botões (Opcional): Com essa opção você pode incluir botões ao final da sua mensagem, dessa forma pode incluir respostas rápidas para que apenas com um clique seu cliente responda à mensagem no WhatsApp. 

Ao selecionar a opção Botões > Resposta Rápida você deverá informar o título de cada botão.

Obs: São permitidos até 3 botões e cada título pode conter no máximo 20 caracteres. 

Após preencher todos os campos obrigatórios, você deverá clicar em Visualizar e enviar para revisar o conteúdo submetido e em seguida enviar a mensagem para análise

Após a submissão a mensagem passará por um processo de análise feito pelo grupo META para identificar se todas as informações estão de acordo e se a mensagem não fere a política comercial do WhatsApp. 

O WhatsApp define o prazo máximo para retorno de até 48 horas, mas caso as informações submetidas estejam claras para identificação do conteúdo, geralmente o retorno ocorre em até 1 hora.

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


Como fomos?

Powered by HelpDocs (opens in a new tab)