Lista Suspensa no Fluxo de Chatbot

O que é a Lista Suspensa?

As respostas com Lista Suspensa no WhatsApp são mais uma forma de deixar as conversas entre clientes e empresas com mais automação e eficiência. Este recurso está atualmente funcionando para as integrações Gupshup e Dialog, ou seja, está disponível apenas para conversas no WhatsApp.

Com esta nova funcionalidade, você consegue inserir como resposta no seu menu até 10 opções (por requisição) em formato de lista suspensa, para facilitar a escolha/resposta do seu cliente.

Como configurar

Para utilizar a funcionalidade basta configurar a nova caixinha Lista Suspensa no fluxo:

A funcionalidade poderá ser incluída em qualquer momento do fluxo e funcionará como uma caixa de requisição (pergunta), portanto, é necessário a interação do cliente para prosseguir.

Obs.: Você poderá incluir até 10 opções de respostas em botões.

Para adicionar as opções o usuário deve clicar no botão “Adicione um item” localizado no centro da caixinha de requisição Lista Suspensa. Há um contador ao lado informando a quantidade atual de botões criados. (no exemplo temos 3 itens com as respostas "Opção 01", "Opção 02" e "Opção 03")

É obrigatório que as caixas de Mensagem da Requisição e Título do Item sejam preenchidas. Nesses campos você poderá incluir, respectivamente, uma pergunta e as opções de resposta disponíveis. Cada pergunta poderá conter até 600 caracteres, e as respostas em formato de Lista, até 20 caracteres. Há um contador que atualiza essa quantidade conforme o usuário vai digitando.

Será apresentado informação e notificação de erro caso o usuário tente salvar o fluxo com esses campos vazios.

Obs.: Os títulos das opções não poderão ser iguais, dentro de uma mesma requisição.

Visão do cliente

No WhatsApp do cliente, a Lista será apresentada da seguinte forma:

Obs.: O cliente deve responder a pergunta clicando em alguma opção, caso contrário, será tratado como erro e será enviado mensagem informando que a resposta foi inválida. O menu de lista suspensa será enviado novamente e o cliente cairá na condição de Limite de Tentativas (caso ativado).

Para situações em que o cliente de outra integração (Instagram, Messenger e etc) passe pelo mesmo fluxo, a lista será apresentada em formato de menu de opções, que aceitará a resposta somente através do número.

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


Como fomos?

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