Planejamento e ação: construindo o MVP de um chatbot inteligente

É possível construir através de um fluxograma toda a jornada da experiência do usuário. Assim, usuários fazem perguntas simples (que podem ser pré-programadas) e sanadas pelo bot ou até resolução de demandas, como envio de uma fatura, por exemplo. 

Mas como construir o MVP (Produto Minimamente Viável) do seu fluxo?

Basicamente, construímos o MVP, ou seja, o que será feito e entregue para uso no primeiro momento. Essa entrega deve gerar valor ao seu cliente. É necessário que ele perceba o benefício da ação que você planejou e executou, para atender  a necessidade dele.  Abaixo, te ajudo a iniciar a construção do seu fluxo! 

Como o chatbot pode otimizar seu fluxo? 

Um chatbot pode ser ser utilizado desde a etapa da venda, quando acontece a prospecção do lead até o pós venda, no relacionamento. Ao mapear as tarefas repetitivas, perguntas frequentes e até resolução de demandas específicas. 

Determine um objetivo: 

Organize quais as etapas e as ações necessárias para cumpri-lo. Lembre-se de monitorar cada passo.

É possível que o chatbot substitua totalmente o atendimento humano? 

Não recomendamos isso. Acreditamos que existem demandas específicas,  ou até que seu cliente prefira um atendimento pessoal. Para questionamentos complexos, o bot pode e deve direcionar a um colaborador. É necessário que durante essa construção, você leve em consideração a forma de se comunicar do seu cliente, e sim, deixe sempre alguém disponível para a humanização do atendimento.   

Faça um mapeamento dos canais de comunicação utilizados pela empresa

Canais com grande volume (sejam de leads ou clientes);

Redes sociais 

Site 

E-commerce 

Plataformas de comunicação integrada. 

Defina os canais disponíveis em que o bot estará disponível.

É necessário que o bot esteja disponível em todos os canais? Após decidir isso, defina a linha de raciocínio, o que seu lead costuma perguntar ou quais demandas seus clientes esperam resolver ao entrar em contato. 

Treine a sua Inteligência artificial

Monte os fluxos desejados

Para cada necessidade, ponto de contato, monte um fluxo com uma linha conversacional natural e agradável para manter o interesse do cliente ou lead. 


Como fomos?

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