Como submeter meu número de WhatsApp na Gupshup

Como submeter meu número de WhatsApp na Gupshup

Dando continuidade no processo de ativação do seu número de WhatsApp na API Oficial, neste artigo iremos aprender a como submeter um número na Gupshup, para que o mesmo seja utilizado na API Oficial do WhatsApp.

Lembrando que este passo a passo só pode ser caso o gerenciador de negócios do Facebook da sua empresa já está com o status de verificado. Caso ainda não tenha realizada essa primeira etapa, clique aqui para visitar o nosso tutorial de como realizar a verificação do gerenciador de negócios do Facebook.

Uma vez que já temos o nosso gerenciador de negócios verificado pelo Facebook, vamos seguir para a submissão do nosso número na Gupshup:

  1. Acesse a página da Gupshup clicando aqui;
  2. Clique no botão azul Log in, para criar / acessar a sua conta na Gupshup;

  1. No menu de navegação, clique em Dashboard > WhatsApp;
  2. Você estará agora na tela inicial da Gupshup. Clique no botão azul "Create your first app", que fica no centro da página, para criar seu primeiro aplicativo na Gupshup;
  3. Na nova janela que será exibida, clique na opção "Access API";
  4. Agora, você precisará preencher um campo com o nome do novo aplicativo que será criado. O nome desse aplicativo não pode conter caracteres especiais ou espaços. Uma vez criado o aplicativo, clique no botão "Submit";
  5. Uma vez que seu aplicativo foi criado, mais abaixo irão aparecer algumas opções. Baixe um pouco sua tela até você encontrar uma opção referente ao idioma. Por padrão essa opção estará preenchida com "English" (Inglês).

Mude essa opção para "Portuguese" (Português);

  1. Feito isso, volte novamente para a tela inicial da Gupshup clicando na opção Dashboard > WhatsApp. Fazendo isso, você visualizará o seu aplicativo criado. Clique no botão azul "Go live with Gupshup";
  2. Fazendo isso, daremos início ao processo de submissão do seu número de WhatsApp na Gupshup. Clique no botão azul "I'm ready";
  3. O primeiro passo é selecionar o nosso país. Na opção "Select destination country to know respective WhatsApp fee", estará preenchido, por padrão, com "India". Mude para "Brazil", em seguida vá até o final da página e clique no botão laranja "Next";

  1. Agora, vamos inserir alguns dados para análise do WhatsApp. Primeiramente, temos uma área inicial onde é preciso inserir 3 informações. São elas:
  • Contact Email (email para contato - obrigatório) - preencha com algum email que você tenha acesso, pois você precisará realizar uma verificação nesse email;
  • Contact Name (nome de contato - obrigatório) - preencha com o seu nome e sobrenome;
  • Contact Number (número de contato - obrigatório) - preencha com o seu número de contato. Pode ficar tranquilo, pois não será esse número que iremos ativar na Gupshup. O número será submetido nas etapas seguintes.

As próximas informações que devem ser inseridas são referentes a empresa. São elas:

  • Business entity name (razão social - obrigatório) - preencha com a razão social da sua empresa;
  • Select business vertical (obrigatório) - preencha com a opção "Professional Services";
  • Select which region (obrigatório) - selecione a opção "Brazil";
  • Address line 1 (obrigatório) - preencha com a rua referente ao endereço da sua empresa;
  • Address line 2 (obrigatório) - preencha com o número referente ao endereço da sua empresa;
  • City (obrigatório) - preencha com a Cidade referente ao endereço da sua empresa;
  • State (obrigatório) - preencha com o Estado referente ao endereço da sua empresa;
  • Zipcode / Postcode (obrigatório) - preencha com o CEP referente ao endereço da sua empresa;
  • Select Country (obrigatório) - selecione a opção "Brazil".
  • Facebook Page URL (obrigatório) - preencha com o link para acessar a página do Facebook da sua empresa. Por exemplo: https://facebook.com/tallos.io;
  • Select locale (obrigatório) - selecione a opção "Portuguese (Brazil)".

Com todas as opções preenchidas, marque as duas opções do checklist, e em seguida clique no botão laranja "Next";

  1. Você será direcionado para uma tela onde devemos realizar a confirmação do email informado no passo anterior.

Para isso, acesse o email informado no passo anterior, e verifique o email enviado pela Gupshup (acesse a pasta de Spam caso o email não tenha chegado na sua Caixa de entrada). Com o email aberto, você deve clicar no botão azul "Verify Now", e você será direcionado para uma tela com a confirmação do email;

  1. Uma vez que você realizou a confirmação do email, clique no botão azul "Go to Dashboard" para que você seja redirecionado para a Gupshup, com a confirmação do email.

Feito isso, clique no botão laranja "Confirm" ao final da página para prosseguir com a submissão;

  1. O próximo passo consiste em inserir o ID do gerenciador de negócios da sua empresa que já foi verificado pelo Facebook. Para conseguir essa informação, acesse o seu gerenciador de negócios clicando aqui. Com o gerenciador aberto, acesse no menu lateral esquerdo a opção "Informações da empresa".

Você poderá visualizar o ID do gerenciador bem no topo da tela.

Copie essa numeração do gerenciador, volte para a página da Gupshup, e preencha o campo "Verified FB account ID only" com a numeração copiada do gerenciador. Feito isso, clique no botão verde "Save" para prosseguir.

Agora, o próximo passo consiste em submeter o número que você utilizará na API Oficial do WhatsApp. Para isso, temos dois campos simples para preencher. São eles:

  • Select - aqui você deve selecionar o código do país. No caso do Brasil, o código será 55;
  • Enter number - aqui você preencher com o número de telefone que será utilizado na API Oficial do WhatsApp. É obrigatório inserir o DDD do número, e o 9 inicial (caso o número possua).

Feito isso, clique no botão verde "Save".

Por último, é preciso inserir o nome de perfil que esse WhatsApp utilizará na API Oficial. Segundo o próprio WhatsApp, o nome do perfil do número submetido precisa estar próximo a razão social da empresa. Você pode visualizar as diretrizes que o WhatsApp utiliza para avaliar se um nome de perfil é válido ou não clicando aqui. Ao inserir o display name desejado, clique no botão verde "Save".

Após inserir o nome de perfil do WhatsApp, a Gupshup exige que você faça uma confirmação no gerenciador de negócios. Para isso, a própria Gupshup fornece o link para que você faça a aprovação através do botão "Go to facebook and approve".

Clicando no link informado pela Gupshup, você será direcionado para o gerenciador de negócios do Facebook. Clique no botão azul "Aprovar". Em seguida, volte para a Gupshup, e clique no botão laranja "I have approved", para confirmar que você realizou a aprovação no Facebook.

Realizados todos os passos acima, a submissão do seu número acaba de ser realizada com sucesso na Gupshup!

Segundo a própria Gupshup, o prazo médio para que eles deem um retorno com a aprovação ou reprovação do número pode ir de 2 à 7 dias úteis. Na grande maioria dos casos, no mesmo dia, ou no dia seguinte, a Gupshup já irá te informar um status sobre o número. Essas atualizações chegaram todas pelo email que nós utilizamos para realizar a verificação.

  1. Quando o WhatsApp realizar a aprovação do seu número, você receberá um email semelhante a esse com a confirmação da Gupshup:

O email acima informa que o seu número foi aprovado pelo WhatsApp para ser utilizado na API Oficial. Para concluir a ativação do número. Clique no botão azul "Complete verification" correspondente ao seu aplicativo criado na Gupshup.

Para concluir a ativação, o WhatsApp enviará um código de verificação, via SMS ou ligação, para o número de telefone submetido. Tanto o SMS quanto a ligação são enviados em inglês, e não é possível realizar a alteração do idioma.

Caso o número que você tenha submetido na Gupshup já esteja sendo utilizado no WhatsApp comum, é muito importante ressaltar que, a partir deste ponto, você precisará excluir definitivamente a conta do WhatsApp desse número de telefone antes de enviar o código de verificação. Caso não saiba como apagar a sua conta no WhatsApp, clique aqui.

Uma vez que sua conta foi excluída definitivamente, demora cerca de 3 à 5 minutos para que o WhatsApp reconheça que aquela conta foi excluída. Recomendamos aguardar esse curto período antes de enviar o código.

Clicando no botão laranja "Request Code via SMS", você enviará um SMS para o número de telefone com o código de verificação. Clicando no botão preto "Request Code via Voice", você enviará uma ligação (em inglês) para o número de telefone com o código de verificação.

Ao selecionar uma das opções, você será direcionado para uma nova tela onde o código de verificação deve ser inserido. Após receber o código, insira-o no campo Enter verification code, e em seguida clique no botão laranja "Submit";

  1. Após inserir corretamente o código de verificação informado, aguarde alguns instantes e você visualizará uma nova tela informando que o seu número foi ativado com sucesso na Gupshup, e agora ele está definitivamente ativado na API Oficial do WhatsApp!
  2. Ao visualizar o seu aplicativo na Gupshup, ele estará com o status "Live", o que significa que o processo de ativação do número na Gupshup foi 100% concluído;

A partir deste ponto, o seu número de WhatsApp já está pronto para ser integrado na plataforma Tallos, para que você comece a utilizá-lo para interagir com seus contatos.

Clique aqui para aprender a como integrar o seu número de WhatsApp na plataforma Tallos.

Clique aqui para saber como você realiza a configuração das informações de WhatsApp (foto de perfil, descrição da empresa, etc).

Clique aqui para aprender a como realizar recargas na sua carteira da Gupshup.

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


Como fomos?

Powered by HelpDocs (opens in a new tab)