Descomplicando a criação de mensagens template!
O uso de mensagens template é obrigatório pelo whatsapp para iniciar uma comunicação com o cliente. Somente após o envio, e caso o cliente responda é que de fato a sessão será iniciada. Abaixo, citamos algumas sugestões e boas práticas, fornecidas pelo próprio whatsapp.
Como o conteúdo precisa ser e quais a premissas em relação ao conteúdo que será enviado?
A redação precisa ser amigável, atrativa de receber, pois o ponto central da ferramenta é a experiência do usuário.
Boas práticas para criação de mensagens template:
- Dissolva o conteúdo em partes e passe a informação de forma organizada.
- Sempre faça uma pergunta para que o usuário que irá receber a mensagem, possa responder,ou seja, que demande uma ação por parte de quem está recebendo a mensagem.
O que não é permitido em termos de conteúdo:
O aplicativo não permite que serviços de cobrança(textos subjetivos não serão aprovados) sejam enviados.
- Solicitação de identificadores sensíveis dos usuários
- Mensagens promocionais/spam
- Envios de forma massiva (para um número expressivo de contatos)
- Fora de contexto (não podem ser textos genéricos)
- Sem objetividade e com muita informação (mensagens confusas também não serão aprovadas)
A premissa do whatsapp é que o aplicativo de conversas seja reconhecido e utilizado para relacionamento e não cobranças ou para importunar usuários com mensagens massivas.