Descomplicando a criação de mensagens template!

O uso de mensagens template é obrigatório pelo whatsapp para iniciar uma comunicação com o cliente. Somente após o envio, e caso o cliente responda é que de fato a sessão será iniciada. Abaixo, citamos algumas sugestões e boas práticas, fornecidas pelo próprio whatsapp.

Como o conteúdo precisa ser e quais a premissas em relação ao conteúdo que será enviado?

A redação precisa ser amigável, atrativa de receber, pois o ponto central da ferramenta é a experiência do usuário. 

Boas práticas para criação de mensagens template: 

  • Dissolva o conteúdo em partes e passe a informação de forma organizada. 
  • Sempre faça uma pergunta para que o usuário que irá receber a mensagem, possa responder,ou seja, que demande uma ação por parte de quem está recebendo a mensagem.

O que não é permitido em termos de conteúdo: 

O aplicativo não permite que serviços de cobrança(textos subjetivos não serão aprovados) sejam enviados.

  • Solicitação de identificadores sensíveis dos usuários
  • Mensagens promocionais/spam 
  • Envios de forma massiva (para um número expressivo de contatos)
  • Fora de contexto (não podem ser textos genéricos)
  • Sem objetividade e com muita informação (mensagens confusas também não serão aprovadas)

A premissa do whatsapp é que o aplicativo de conversas seja reconhecido e utilizado para relacionamento e não cobranças ou para importunar usuários com mensagens massivas.

Fonte: Política Comercial do WhatsApp


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