Chatbot: o que é e como isso pode ajudar meu negócio?
A usabilidade do chatbot é fazer o possível para simular uma conversa entre pessoas, mas no caso, entre um cliente(ou lead) e uma empresa, para resolver uma demanda.
A conversa precisa ser fluida, para que o usuário sinta-se à vontade para realizar solicitações, através de uma conversa natural. Uma evolução da comunicação imediata, de forma digital.
De forma básica, o chatbot com o auxílio do fluxo, tira as dúvidas, resolve uma demanda do usuário, automatiza tarefas repetitivas e otimiza a comunicação.
Por que são importantes para os negócios?
- Serviços fornecidos 24 horas a clientes
- Relacionamento e engajamento da marca com os clientes
- Possibilidade de operação escalável no mercado global
- Criação, qualificação e nutrição de leads
- Feedbacks de todos os atendimentos
- Padronização dos atendimentos
- Otimização de tarefas
- Automação de tarefas
- Obtenção de insights e dados do consumidor
- Gestão dos atendimentos e controles dos números
Chatbot é uma tecnologia para uma área ou segmento específico?
Se você vende algo ou quer manter o relacionamento com seus clientes, o chatbot é para você e seu negócio independente do produto ou serviço.
Para gerar uma comunicação mais natural e com maior adesão por parte dos clientes é necessário construir um diálogo que seus clientes sintam-se próximos, com falas que sejam habituais ao negócio e as tratativas, desde a prospecção, venda e o pós venda.
Posso vender utilizando um chatbot?
Atualmente, todo produto ou serviço precisa estar disponível em um e-commerce para atender seus lead e clientes. É possível responder perguntas simples e até realizar todo um fluxo até o momento de fechamento da venda, baseada em uma estratégia.
Quais são as possibilidades disponíveis na Tallos?!
- Cadastro de cliente
- Envio de mídias
- Inserir etiquetas
- Envio de mensagens
- Requisição externa
- Árvore de decisão
- Encaminhar para fluxos distintos
É possível resolver tudo com um chatbot?
Não necessariamente isso vai ser possível. Mas informações que possam ser catalogadas em um grupo de perguntas e respostas, NPS, disponibilização de boletos e cadastros podem ser respondidos pelo software.