Mensagens Templates

Mensagens Templates

No menu esquerdo, acesse a opção Clientes e Mensagens > Mensagens de Template

Ao interagir com algum contato pelas integrações de WhatsApp ou Messenger, existirão dois tipos de mensagens: Mensagens de Sessão e Mensagens Templates.

Uma sessão é aberta a partir do momento que um contato enviar uma mensagem para o seu WhatsApp ou Messenger integrado à plataforma Tallos.

Por exemplo: hoje é dia 25/03/2021, e você mandou uma mensagem, via WhatsApp, para um número integrado à plataforma Tallos às 09:30 da manhã. Isso significa que uma sessão foi aberta com você às 09:30 do dia 25/03/2021. Toda sessão tem duração de 24 horas, ou seja, um usuário da plataforma Tallos tem até às 09:30 do dia 26/03/2021 para enviar mensagens ao seu contato. Durante essas 24 horas, um usuário da plataforma Tallos poderá enviar mensagens para você normalmente, e todas as mensagens enviadas pelo usuário serão Mensagens de Sessão, pois elas estão sendo enviadas dentro dessa sessão de 24 horas. Caso você mande uma nova mensagem para o número integrado à plataforma às 09:51 desse mesmo dia, automaticamente a sua sessão será renovada para mais 24 horas, isso é, o atendente da plataforma Tallos agora poderá enviar mensagens de sessão para o seu contato até às 09:51 do dia 26/03/20210. A cada mensagem enviada por um contato, a sessão de 24 horas é automaticamente renovada.

Quando o período de 24 horas se passa, e o contato não manda mais nenhuma mensagem para o atendente dentro desse período, a sessão com aquele contato é encerrada. A partir desse momento, não será mais possível enviar mensagens de sessão para o contato, pois a sessão está encerrada. Nessa situação, as únicas mensagens possíveis de se enviar são as Mensagens de Template, que são mensagens enviadas aos contatos para que possamos tentar o restabelecimento da sessão. Quando um contato recebe uma mensagem de template e a responde, uma nova sessão de 24 horas será iniciada com o contato, e a partir daquele momento novas mensagens de sessão poderão ser novamente enviadas ao contato.

Assim como nas Mensagens Rápidas, antes de criar uma mensagem de template, precisamos criar a categoria para inserir a mensagem. Para isso, temos a opção “Nova Categoria”, na parte esquerda da tela. Para criar a categoria, precisamos apenas preencher o campo Título com o nome da categoria.

Com a categoria criada, o próximo passo é criar as mensagens. Para isso, temos a opção “Nova Mensagem”, que fica bem no centro da tela. Primeiramente, explicaremos como criar mensagens de template para serem utilizadas nos atendimentos feitos via Messenger. Para isso, na opção Selecione Canais, escolha a opção “Messenger”. Depois, precisamos escolher uma categoria daquelas que já estão criadas através da opção Selecione uma Categoria. Feito isso, precisamos dar um título para a mensagem através da opção Título. Por último, vamos digitar no campo Mensagem, a mensagem de template que será cadastrada para ser utilizada na integração via Messenger. Feitos todos esses passos, basta clicar no botão Cadastrar, para criar a mensagem.

O processo para criação de mensagens de template para o WhatsApp ocorre de maneira bem diferente da criação para o Messenger. No canto superior direito da tela, temos um botão verde chamado “Sincronizar Mensagens”.

Para utilizar essa opção, primeiramente temos que criar nossas mensagens de template na plataforma Gupshup. O endereço a seguir serve para acessar a plataforma Gupshup: https://www.gupshup.io/.

Estando logado em sua conta na Gusphup, utilize o menu de navegação que fica na parte superior da página para acessar a opção Dashboard > WhatsApp.

Quando a tela abrir, serão listados os seus aplicativos criados da Gupshup. Primeiramente, precisamos clicar no nome do aplicativo.

Ao clicar no nome do aplicativo, várias informações serão exibidas na tela que será aberta. Precisamos baixar um pouco a tela até encontrar uma opção chamada “View Templates”. Para facilitar, você pode utilizar a busca no seu navegador, e buscar pelo texto View Templates. No Google Chrome, por exemplo, o atalho para buscas é o Ctrl + F.

Clicando em "View Templates", uma nova página será exibida. Aqui todas as suas mensagens de templates cadastradas na Gupshup serão exibidas. Para criar uma nova mensagem de template, vamos clicar no botão azul “Add more”.

Clicando no botão, um grande formulário será exibido com as informações necessárias para criação da mensagem de template. São elas:

  • Template Labels: devemos preencher esse campo com algum texto relacionado a mensagem que pretendemos criar. Por exemplo: vamos supor que a mensagem de template que desejamos criar é “Olá, seja bem-vindo(a)”. Baseado nisso, podemos preencher esse campo com o texto “boas_vindas”;
  • Template Category: selecione a opção Alert Update;
  • Template Type: selecione a opção Text;
  • Template Language: aqui precisamos selecionar a linguagem da mensagem. No caso do Brasil, selecionamos a opção Portuguese (BR);
  • Element name: neste campo, recomendamos preencher com o mesmo texto utilizado no campo Template Labels. No nosso exemplo, “boas_vindas”;
  • Template Format: aqui nós devemos inserir a mensagem de template que desejamos criar. Seguindo o exemplo, podemos preencher com “Olá, seja bem-vindo(a)”;
  • Add interactive actions: selecione a opção None;
  • Sample message: aqui devemos preencher exatamente com o mesmo texto utilizado na opção Template Format.

Feitas todas as configurações, basta clicar no botão azul “Preview and Submit”, e em seguida clique no botão “Submit”, para submeter a mensagem de template na Gupshup.

O tempo médio para que a Gupshup dê um retorno a respeito da aprovação é de 48 horas. Uma informação muito importante é que não é qualquer tipo de mensagem que a Gupshup irá aprovar como uma mensagem de template. Mensagens muito genéricas, que se assemelham a spam, muito provavelmente serão reprovadas pela Gupshup. O ideal é que as mensagens de template criadas na Gusphup sejam desenvolvidas com o objetivo de tratar sobre algum assunto específico sobre a sua empresa.

Uma informação muito importante é que nas mensagens de template da Gupshup, é possível utilizar as nossas variáveis. Como foi visto neste tutorial, mensagens variáveis podem possuir valores dinâmicos que vão mudando de acordo com a situação em que a variável é utilizada. Um exemplo pode ser uma variável chamada @NOMECONTATO, que representaria o nome de um contato existente na plataforma. Quando essa variável for utilizada, ele exibirá o nome do contato em questão. Sabendo disso, nós podemos utilizar a Gupshup para montar uma mensagem de template com uma variável. Vamos utilizar para o exemplo a mensagem “Olá @NOMECONTATO, seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Para criar esse tipo de mensagem de template, precisamos seguir as seguintes instruções:

  • 1 - O campo Template Format vai sofrer uma alteração, e precisa ser preenchido da seguinte forma: “Olá {{1}}, seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Essa sinalização {{1}} representa que ali constará uma variável na plataforma Tallos.
  • 2 - O campo Sample message também sofrerá uma alteração, e precisa ser preenchido da seguinte forma: “Olá [@NOMECONTATO], seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Onde antes estava a sinalização {{1}}, iremos substituir a sinalização pela variável da plataforma Tallos, entre colchetes - [ ].
  • 3 - Caso você deseje utilizar mais de uma variável na mesma mensagem de template, precisará seguir um padrão. Para exemplificar, vamos utilizar a mensagem “Olá @NOMECONTATO, meu nome é @NOMEATENDENTE, como posso te ajudar hoje?”. A submissão dessa mensagem de template na Gupshup ficaria da seguinte forma:
    • Template Format: Olá {{1}}, meu nome é {{2}}, como posso te ajudar hoje?
    • Sample message: Olá [@NOMECONTATO], meu nome é [@NOMEATENDENTE], como posso te ajudar hoje?
  • 4 - Podemos notar que a numeração que fica entre as chaves - {{ }} sempre vai aumentando de acordo com o número de variáveis utilizadas. No exemplo, utilizamos duas variáveis. Então, no local onde ficaria a primeira variável, precisamos preencher com {{1}}. No local onde ficaria a segunda variável, precisamos preencher com {{2}}. Caso existisse uma terceira variável nessa mensagem, a sinalização {{3}} seria utilizada no local onde ficaria a terceira variável.

Para saber se uma mensagem de template foi aprovada ou reprovada pela Gupshup, uma sinalização ao lado da mensagem será exibida, dizendo se a mesma foi aprovada ou não.

Uma vez que tenhamos uma mensagem aprovada na Gupshup, é bem simples transportá-la para a plataforma Tallos. Como dito mais acima, na tela de criação das mensagens de template, existe um botão verde chamado “Sincronizar Mensagens”.

Clicando nesse botão, a seguinte tela irá aparecer:

Na opção “Selecionar integração”, devemos selecionar a nossa integração com o WhatsApp, depois clicar no botão azul “Buscar”. Assim, nossas mensagens de template aprovadas serão listadas para nós:

Para sincronizar uma dessas mensagens, primeiramente precisamos selecionar a categoria através do campo “Selecionar Categoria”. Logo em seguida, precisamos clicar nos pequenos quadrados à esquerda, selecionando quais mensagens queremos sincronizar dentro da categoria selecionada. Antes de clicar no botão verde “Sincronizar”, precisamos nos atentar a um detalhe importante. 

Na imagem acima, vimos que o corpo da mensagem está assim: “Oi, {{1}}. Me chamo, {{2}}. Tudo bem? Faço parte da equipe de suporte da Tallos. Fui informado sobre um reporte seu. Poderia me detalhar? “ Como aprendemos anteriormente, a sinalização {{1}} representa uma variável. Então, antes de sincronizar a mensagem, precisamos substituir a sinalização pela respectiva variável que desejamos utilizar, conforme a imagem abaixo:

Feitos os devidos ajustes, agora basta clicar no botão verde “Sincronizar”, e a sua mensagem de template estará criada na plataforma Tallos, e pronta para ser enviada aos seus contatos.

OBS: O número máximo de modelos por conta comercial do Whatsapp não deve exceder 250. Portanto, o ideal é excluir do aplicativo da GupShup as mensagens que não são mais utilizadas.

Em Caso de Dúvidas, Fique a Vontade para contatar Nosso canal de Suporte ATRAVÉS fazer nosso número de WhatsApp.


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