Clientes e mensagens - Mensagens Templates

Mensagens Templates

  1. Para utilizar essa opção, primeiramente temos que criar nossas mensagens de template na plataforma Gupshup. O endereço a seguir serve para acessar a plataforma: https://www.gupshup.io/.

Estando logado em sua conta na Gusphup, utilize o menu de navegação que fica na parte superior da página para acessar a opção Dashboard > WhatsApp.

Quando a tela abrir, serão listados os seus aplicativos criados da Gupshup. Primeiramente, precisamos clicar no nome do aplicativo.

Ao clicar no nome do aplicativo, várias informações serão exibidas na tela que será aberta. Precisamos baixar um pouco a tela até encontrar uma opção chamada “View Templates”. Para facilitar, você pode utilizar a busca no seu navegador, e buscar pelo texto View Templates. No Google Chrome, por exemplo, o atalho para buscas é o Ctrl + F.

Clicando em "View Templates", uma nova página será exibida. Aqui todas as suas mensagens de templates cadastradas na Gupshup serão exibidas. Para criar uma nova mensagem de template, vamos clicar no botão azul “Add more”.

Clicando no botão, um grande formulário será exibido com as informações necessárias para criação da mensagem de template. São elas:

  • Template Labels: devemos preencher esse campo com algum texto relacionado a mensagem que pretendemos criar. Por exemplo: vamos supor que a mensagem de template que desejamos criar é “Olá, seja bem-vindo(a)”. Baseado nisso, podemos preencher esse campo com o texto “boas_vindas”;
  • Template Category: selecione a opção Alert Update;
  • Template Type: selecione a opção Text;
  • Template Language: aqui precisamos selecionar a linguagem da mensagem. No caso do Brasil, selecionamos a opção Portuguese (BR);
  • Element name: neste campo, recomendamos preencher com o mesmo texto utilizado no campo Template Labels. No nosso exemplo, “boas_vindas”;
  • Template Format: aqui nós devemos inserir a mensagem de template que desejamos criar. Seguindo o exemplo, podemos preencher com “Olá, seja bem-vindo(a)”;
  • Add interactive actions: selecione a opção None;
  • Sample message: aqui devemos preencher exatamente com o mesmo texto utilizado na opção Template Format.

Feitas todas as configurações, basta clicar no botão azul “Preview and Submit”, e em seguida clique no botão “Submit”, para submeter a mensagem de template na Gupshup.

O tempo médio para que a Gupshup dê um retorno a respeito da aprovação é de 48 horas. Uma informação muito importante é que não é qualquer tipo de mensagem que a Gupshup irá aprovar como uma mensagem de template. Mensagens muito genéricas, que se assemelham a spam, muito provavelmente serão reprovadas pela Gupshup. O ideal é que as mensagens de template criadas na Gusphup sejam desenvolvidas com o objetivo de tratar sobre algum assunto específico sobre a sua empresa.

Uma informação muito importante é que nas mensagens de template da Gupshup, é possível utilizar as nossas variáveis. Como foi visto neste tutorial, mensagens variáveis podem possuir valores dinâmicos que vão mudando de acordo com a situação em que a variável é utilizada. Um exemplo pode ser uma variável chamada @NOMECONTATO, que representaria o nome de um contato existente na plataforma. Quando essa variável for utilizada, ele exibirá o nome do contato em questão. Sabendo disso, nós podemos utilizar a Gupshup para montar uma mensagem de template com uma variável. Vamos utilizar para o exemplo a mensagem “Olá @NOMECONTATO, seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Para criar esse tipo de mensagem de template, precisamos seguir as seguintes instruções:

  • 1 - O campo Template Format vai sofrer uma alteração, e precisa ser preenchido da seguinte forma: “Olá {{1}}, seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Essa sinalização {{1}} representa que ali constará uma variável na plataforma Tallos.
  • 2 - O campo Sample message também sofrerá uma alteração, e precisa ser preenchido da seguinte forma: “Olá [@NOMECONTATO], seja bem-vindo(a) ao atendimento virtual da Tallos!”. Onde antes estava a sinalização {{1}}, iremos substituir a sinalização pela variável da plataforma Tallos, entre colchetes - [ ].
  • 3 - Caso você deseje utilizar mais de uma variável na mesma mensagem de template, precisará seguir um padrão. Para exemplificar, vamos utilizar a mensagem “Olá @NOMECONTATO, meu nome é @NOMEATENDENTE, como posso te ajudar hoje?”. A submissão dessa mensagem de template na Gupshup ficaria da seguinte forma:
    • Template Format: Olá {{1}}, meu nome é {{2}}, como posso te ajudar hoje?
    • Sample message: Olá [@NOMECONTATO], meu nome é [@NOMEATENDENTE], como posso te ajudar hoje?
  • 4 - Podemos notar que a numeração que fica entre as chaves - {{ }} sempre vai aumentando de acordo com o número de variáveis utilizadas. No exemplo, utilizamos duas variáveis. Então, no local onde ficaria a primeira variável, precisamos preencher com {{1}}. No local onde ficaria a segunda variável, precisamos preencher com {{2}}. Caso existisse uma terceira variável nessa mensagem, a sinalização {{3}} seria utilizada no local onde ficaria a terceira variável.

Para saber se uma mensagem de template foi aprovada ou reprovada pela Gupshup, uma sinalização ao lado da mensagem será exibida, dizendo se a mesma foi aprovada ou não.

Caso alguma mensagem seja reprovada, a mesma aparecerá dessa forma:

  1. Uma vez que você possua mensagens templates aprovadas no broker, o próximo passo será sincronizá-las na plataforma Tallos. Dentro da plataforma Tallos. no menu esquerdo, acesse a opção Clientes e Mensagens > Mensagens de Template.

Clique no botão verde "Adicionar novas mensagens".

Após isso, selecione a sua integração e em seguida, clique no botão azul "Buscar meus templates".

Estarão listadas as mensagens cadastradas no Broker. Ao passar o ponteiro do mouse por cima de uma mensagem, será exibido um pequeno botão azul “Criar mensagem”. Clique nesse botão para começar a sincronização.

Ao clicar em criar mensagem, se a mesma possuir variáveis, é necessário substituir estas variáveis com as variáveis existentes na plataforma.

Repita esse processo para todas as mensagens que deseja sincronizar. Quando finalizar, clique no botão azul "Adicionar" para sincronizar todos os seus templates na plataforma.

Realizando esse processo, todas as suas mensagens já estarão disponíves para uso na plataforma Tallos.

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


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