Integração com Zapier

A Tallos desenvolveu um aplicativo (Tallos v1.0.0), integrado à plataforma Zapier, a fim de encurtar e flexibilizar a comunicação de nossos clientes com os seus clientes. A seguir são apresentados os primeiros passos para utilização do aplicativo. 

1. Autenticação 

A versão 1.0.0 possui autenticação utilizando um token que é gerado na própria plataforma. O caminho, dentro da plataforma Tallos, para gerar o token é: 

● Caminho: Integrações > Canais de Comunicação > Configurações da API > Gerar Token 

Figura 01 - Token na Plataforma Tallos

Um token de acesso é gerado ao clicar em “Gerar Token”. Esse token deve ser usado para fazer a autenticação dentro do app Tallos v.1.0.0, como na imagem abaixo. 

Figura 02 - Incluir token no Zapier 

Após esse procedimento o usuário já estará autenticado e pronto para utilizar os serviços do aplicativo. As ações atuais que o aplicativo possui, na versão 1.0.0, serão apresentadas na próxima sessão. 

2. Action Event: Integrando com o Zapier 

A versão 1.0.0 do aplicativo Tallos executa duas ações: Criação de um Contato no WhatsApp Business API (Whatsapp Oficial) e Envio de Mensagem Template. Após escolher seu primeiro app para integração (Trigger) é necessário escolher o app que executará uma ação posterior. As ações que o app Tallos v1.0.0 disponibiliza serão apresentadas a seguir:

a. Criação de um Contato no WhatsApp Oficial 

Após clicar em “+” e escolher o app Tallos v1.0.0, é apresentada uma tela onde o usuário escolhe qual ação deseja realizar. Nesse caso, foi escolhida a opção de Criar Contato. 

Figura 03 - Tela para escolher qual ação utilizar 

Na tela seguinte é solicitado que o usuário faça login. Nesse caso, como dito no tópico anterior, devemos gerar um token e colocar onde é solicitado. Após incluir o token, é só escolher a conta atualmente conectada. Obs: a autenticação só é necessária uma única vez.

Figura 04 - Fazer login (token) 

Após concluir o login, o usuário deve clicar em “continue” para ir ao próximo passo. 

Figura 05 - Usuario autenticado 

O próximo passo é preencher os campos com as informações recebidas do Trigger (primeiro app) ou informações fixas. A seguir é apresentada a tela com todas as informações necessárias.

Figura 06 - Informações para criar contato 

O detalhamento de cada campo será mostrado a seguir. Será utilizado um app em Trigger para exemplificar. 

● Nome (obrigatório): insira o nome do contato. Nesse caso, é possível digitar um nome fixo (como mostrado em 1, na imagem a seguir) ou nome variável (como em 2). Caso a variável que o usuário precisa não esteja disponível entre as três primeiras, o usuário deverá ver todas as opções (mostrado em 3).

Figura 07 - Campo nome 

É possível incluir duas variáveis em um mesmo campo, como exemplificado abaixo. No exemplo, é mostrado como fazer a junção de duas variáveis (nome e sobrenome) com um espaço em branco no meio. O resultado esperado é “Teste da Silva”. 

Figura 08 - Incluindo mais de uma variável

● Telefone (obrigatório): insira o telefone para contato. O telefone precisará estar no formato ddd+número do telefone, por exemplo: 85998765432. O número no formato 5585998765432 também é válido. 

Figura 09 - Incluindo telefone 

● Integração (obrigatório): insira o nome da integração onde o contato será salvo. O aplicativo lista as integrações disponíveis para que o usuário possa escolher (mostrado em 1), assim como o usuário poderá inserir manualmente (mostrado em 2). 

Figura 10 - Incluindo mais de uma variável

● Email (opcional): insira o email do contato. É possível incluir o email como uma variável (mostrado em 1) ou digitado manualmente (mostrado em 2). 

Figura 11 - Incluindo email 

● CPF (opcional): insira o cpf do contato. É possível incluir o cpf do contato que deseja cadastrar por meio de variável ou manualmente. obs: o Trigger (primeiro app) que está sendo usado como exemplo, não disponibiliza uma variável para cpf, mas disponibiliza um campo “description” que tem essa informação. Iremos usar a descrição no próximo tópico. 

Figura 12 - Incluindo CPF

● Descrição (opcional): insira uma descrição para o contato. É possível incluir uma descrição mais detalhada caso o usuário precise de mais informações para o contato. 

Figura 13 - Incluindo Descrição 

● Tags (opcional): insira etiquetas para o contato. É possível incluir etiquetas para identificar e categorizar o contato. As etiquetas são separadas por vírgula (,) como mostrado na imagem a seguir. No exemplo, podemos juntar tags oriundas de uma variável com tags que podem ser digitadas manualmente. 

Figura 14 - Incluindo etiquetas 

Após finalizar a configuração dos campos, o usuário deverá clicar em “continue” para avançar para a última etapa: teste de ação (Test Action).

A etapa de teste irá executar a ação de criar um contato de acordo com as informações que foram repassadas. Existe uma opção para pular o teste, mas é importante realizá-lo para verificar se todas as informações estão corretas. 

Figura 15 - Executando o teste 

Após o teste ser realizado com sucesso, o botão “Turn on Zap” ficará disponível para que o usuário possa ativar a integração. Lembrando que, se já existir um contato cadastrado com o mesmo número, o teste irá falhar.

Figura 16 - Teste finalizado 

A imagem abaixo mostra o contato que foi cadastrado após a realização do teste. 

Figura 17 - Contato que foi cadastrado no teste

Ao clicar no botão “Turn on Zap”, a integração ficará online e funcional. 

Figura 18 - Zap ativo 

É possível notar que, após a ação “Criar Contato”, o Zapier disponibiliza um botão “+” para incluir uma outra ação. A seguir, vamos incluir outra ação: enviar mensagem template. 

b. Enviar Mensagem Template 

O app Tallos v1.0.0 disponibiliza uma ação para enviar mensagem template para um contato já cadastrado. Essa funcionalidade é bastante utilizada em conjunto com a funcionalidade anterior. A seguir, será apresentada uma explicação de como configurar a ação de enviar mensagem template. 

Primeiramente, o usuário deverá clicar na opção “+” e escolher a ação “Enviar Mensagem Template”, como indica a imagem abaixo.

Figura 19 - Escolher a ação de enviar mensagem template 

Ao clicar em continuar, o usuário será direcionado a tela de contas. É disponibilizada a opção de conectar uma outra conta Tallos ou escolher a que já foi conectada anteriormente. Nesse exemplo, foi escolhida a conta que já foi autenticada anteriormente. 

Figura 20 - Escolher a conta

O próximo passo é configurar a ação. A imagem a seguir apresenta os três campos de configuração obrigatórios: ID, Mensagem Template e Mensagem. 

Figura 21 - Configuração ação 

Cada campo mostrado na imagem acima será detalhado adiante. 

● ID (obrigatório): insira ID do contato cadastrado. É necessário incluir o ID do contato que está, ou que foi, cadastrado na plataforma Tallos. Será utilizado o ID do contato cadastrado na ação anterior (Criação de um Contato no WhatsApp Oficial), como mostra a imagem abaixo.

Figura 22 - ID do contato 

Note que são disponibilizadas variáveis tanto do Trigger (primeiro app), mostrado em 1, quanto da ação anterior (Tallos: Criar Contato). 

● Mensagem Template (obrigatório): insira a mensagem template cadastrada. É necessário incluir qual mensagem template será enviada para o contato. Será escolhida a primeira mensagem template listada, conforme a imagem abaixo, mas é possível digitar manualmente (mostrado em 1).

Figura 23 - Mensagem Template 

● Mensagem (obrigatório): insira a mensagem que será enviada. É necessário incluir a mensagem que será enviada ao contato. É obrigatório que a Mensagem seja idêntica a Mensagem Template, mudando apenas a variável se houver. 

Figura 24 - Configuração de mensagem

Neste exemplo, a variável @PRIMEIRONOME da Mensagem Template foi substituída pela variável “Nome”, oriunda da ação anterior (Cadastrar Contato). Ao final, a mensagem que será enviada para o contato será: “Por falta de comunicação, encerrarei o Teste da Silva. Qualquer dúvida, estaremos a disposição.” 

Após finalizar a configuração, o usuário é direcionado para a etapa final: teste de ação. A imagem a seguir apresenta a tela de teste. Ao clicar em “Test & Continue”, uma mensagem será enviada para o contato de acordo com as configurações estabelecidas. 

Figura 25 - Teste de ação 

A imagem a seguir mostra o resultado do teste: a mensagem foi enviada com sucesso para o contato que foi cadastrado. 

Figura 26 - Resultado do Teste

Após o teste ser finalizado com sucesso, resta apenas clicar no botão “Turn on Zap” para que a integração fique ativa. 

Figura 26 - Turn on Zap 

3. Conclusão 

Ao final desta leitura, será possível criar uma integração entre aplicativos utilizando as ações disponíveis no app Tallos v1.0.0.


Esse artigo foi útil?

Powered by HelpDocs (opens in a new tab)